top of page
Órgão consultivo oficial dos assuntos de Geografia e História Militar
Órgão de utilidade pública do Estado do Rio de Janeiro

horário das sessões: terças-feiras, das 14h às 17h

O IGHMB edita, desde 1940, a segunda mais antiga revista de História Militar no mundo

O Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) é uma associação civil, de caráter cultural e científico, destinada a promover estudos de Geografia, História Militar, Estratégia e Geopolítica, bem como incentivar e realizar o culto cívico de vultos, atos e fatos gloriosos da história do Brasil. Entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, o Instituto não é subordinado ao Ministério da Defesa ou a qualquer órgão cultural, militar, civil, oficial ou não. Não admite qualquer tipo de discriminação quanto a raça, cor, sexo, credo religioso ou pensamento político.
 

São seus objetivos: 

- Manter viva a memória nacional quanto a vultos, atos e fatos de nossa História Militar;
- Realizar pesquisas, estudos e investigações sobre fatos, vultos e episódios históricos, visando ao seu melhor esclarecimento;
- Manter seu quadro social atualizado quanto às conjunturas nacional e internacional, à evolução do pensamento estratégico e às ameaças reais ou potenciais, tudo na área do conhecimento de sua atuação;
- Incentivar o estudo da Geografia, da História Militar, da Estratégia e da Geopolítica, nos estabelecimentos de ensino militares e civis de nivel superior, nos níveis de graduação e pós-graduação.

 

O IGHMB foi criado em sessão solene do Clube Militar. Fruto do idealismo de oficiais intelectuais da Marinha e do Exército, ele surgiu por iniciativa do capitão Severino Sombra de Albuquerque. Recebeu, em 1941, a adesão da recém-criada Força Aérea Brasileira e, com o tempo, de civis e de militares das Forças Auxiliares. Nasceu como "Sociedade Militar Brasileira de História e Geografia", denominação logo alterada para "Instituto de Geografia e História Militar do Brasil". Entrou em pleno funcionamento a 20 de abril de 1937, permanecendo no mesmo local (avenida Rio Branco) até 1941.


- De 1941 a 1946, instalou-se junto ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no antigo "Silogeu Brasileiro".
- De 1946 a 1970, alojou-se na Bibliotheca Militar (hoje Biblioteca do Exército), no Palácio Duque de Caxias (PDC - Ala Marcílio Dias).
- De 1970 a 1974, ocupou o Palácio Monroe (na praça da Cinelândia), junto ao extinto Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).
- Em 1974 retornou ao IHGB, agora em sua nova sede, construída no mesmo local do Silogeu, demolido (avenida Augusto Severo, esquina com rua Teixeira de Freitas). Lá permaneceu até 1976.
- Em 1976, funcionou novamente no PDC, no 18º andar, anexo ao EMFA. Em 1977, mudou-se para o 12º andar, ocupando o espaço até 1996.
- De 1998 a 2019, ocupou o segundo pavimento da Casa Histórica de Deodoro (CHD), no antigo Campo de Santana, de onde o Marechal Deodoro da Fonseca saiu para proclamar a República, em 1889.
- Em 2020, mudou-se para as atuais instalações, junto ao Clube Militar, sede social.

bottom of page